Um passeio pelo Libano

Sexta-feira assisti o filme libanês Caramelo.

O cenário desse filme é a linda e misteriosa cidade de Beirute, onde cinco mulheres se encontram regularmente em um salão de beleza. Caramelo mostra uma visāo detalista, colorida e sensual da cidade, onde várias gerações entram em contato, conversam e confiam um no outro.

20130310-214858.jpg

A diretora surpreende ao combinar a questão social, enquanto abraça o aspecto cultural em meio ao Líbano contemporâneo. O filme tem um olhar realista e ainda sim emocionante, mostrando as mulheres ligadas as normas tradicionais, mas que lutam para ficarem modernas.

A seleção de trilha sonora é excepcional e permite que o telespectador viaje no mosaico de sentimentos das personagens centrais.

Um ambiente tão graciosamente apresentado que você quase pode se ver morando lá.

Após assistir ao filme, tive a minha curiosidade aguçada quanto ao país. Começo meu passeio pelo estilista libanês, mundialmente, conhecido Elie Saab.

20130310-223233.jpg

Outro estilista, não tão famoso ao público brasileiro, mas muito conhecido nos Estados Unidos e Europa é Abed Mahfouz. O estilista libanês nasceu numa família modesta no Líbano e muitos familiares já trabalhavam em atelier.

20130310-224839.jpg

Mais no campo de artesanato há a marca CALM, das estilitas Carole Marshi e Levasseur Alison, que une criatividade e culturas diversas. A coleção da marca consiste em caftans artesanais e modernos. Cada caftan é costurado em casas de mulheres libanesas de classe social mais carentes, as quais muitas são viúvas.

20130310-230409.jpg

20130310-230439.jpg

Anúncios

Um pensamento sobre “Um passeio pelo Libano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s