Good Fashion

Uma das maiores tendências que se extende, cada vez mais, pelo mundo fashionista é a moda sustentável, que tem como objetivo fazer moda de modo que não prejudique o meio ambiente.

Existem algumas organizações que trabalham para aumentar as chances para designers sustentáveis. A Associação Nacional de Designers de Moda Sustentável (Sustainable Designers) é uma dessas organizações. E o objetivo dessa organização é criar mudanças sociais através do design e da moda, fornecendo educação, formação e programas que são para transformar a indústria e para manter o crescimento da sustentabilidade.

Devido aos esforços tomados para minimizar os danos no crescimento, produção e transporte dos produtos, a moda sustentável é geralmente mais cara do que as roupas produzidas por métodos convencionais.

Stella McCartney, uma das minhas estilistas prediletas, chama atenção para a consciência social e ambiental através de suas coleções. Ela não usa produtos de origem animal, como couro, e todos os seus materiais são orgânicos.

20130325-180233.jpg

Na onda das roupas sustentáveis, o fotógrafo Ryan Yoon fez uma sessāo de fotos para a edição inaugural da revista Virgine Magazine; e usou uma modelo trajando um vestido com materiais, no minímo inusitados, feito de caixas de sabão em pó.

20130325-182914.jpg

A atriz Missi Pyle, usava no Oscar 2012, um vestido de seda tingido por minerais da marca Valentino. O vestido azul acqua tinha zíperes reaproveitados e um forro derivado de poliéster reciclado. Mesmo os sapatos, a atriz optou por usar sapatos altos vegan de Stella McCartney, ou seja, sapatos que foram feitos sem matar nenhum animal. E olhe que lindo trabalho!

20130325-193731.jpg

Sony e Levi’s Fashion Future têm projetos desenvolvidos em torno de questões como a escassez de água, material e clima. Os que fizeram parte desse projeto criaram roupas que ajudam a auto-regular a temperatura do corpo (já visto no blog há um post sobre isso em tecnologia na moda), e que usem menos água na produção.

A verdade é que durante o ano, a indústria da moda joga fora milhares de tecidos que poderiam ser reproveitados; e usados na produção de muitas roupas novas. É necessário uma maior conscientização no mundo fashion, com o surgimento de novos projetos para sustentabilidade na moda. E que não seja um assunto debatido somente por um breve período, que não seja uma questão que está na moda para discutir.

Anúncios

Um pensamento sobre “Good Fashion

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s