BeePod Blog entrevista a estilista Paula Cademartori

Já havia escrito sobre a talentosa estilista brasileira Paula Cademartori no post do dia 09 de Outubro.

Mas a Paula Cademartori, super simpática, concedeu uma entrevista ao Beepod Blog.

00_Paula Cademartori ALTA

As bolsas da gaúcha, que mora em Milão, viraram objeto de desejo de muitas mulheres e, fashionistas como Anna Belo Russo e Chiara Ferragni que desfilam diversos modelos da designer brasileira.

A marca, criada em 2010, tem como destaque materiais como couro, cetim, lã e spikes, entre outros. A identidade da marca aparece em seu fecho que dá personalidade única à bolsa.

BG GEOSS14 NA MC27 BG DAISS14 NA MC26

BG DAISS14 PGPN M04

BG GEOSS14 AY LBR04

Entrevista com Paula Cademartori

Como você embarcou no universo da moda?

Eu sempre tive essa forte paixão por acessórios de moda, desde que eu era uma criança e eu costumava, passar às tardes, enfurnada no guarda-roupa da minha avó.

Estudei Desenho Industrial em Porto Alegre e tive a possibilidade de começar a trabalhar com joias e sapatos. Então, a minha paixão por acessórios me trouxe para a Itália, onde participei de um Curso de Mestrado no Instituto Marangoni e, em seguida, tirei o certificado de “Administrador Jovem de Moda na Universidade Bocconi em Milão.
Minha carreira como designer de acessórios começou mesmo com os meus 2 anos de experiência, trabalhando na Maison Versace.
É verdade que você já trabalhou na Gianni Versace? Como isso influenciou sua carreira?
Sim, isso é verdade. Minha carreira como designer de acessórios começou em Milão trabalhando 2 anos na Maison Versace. Foi uma experiência muito importante, trabalhei com Donatella Versace como designer de acessórios e isso aumentou minha paixão, assim como o meu conhecimento. Graças a ela eu aprendi uma lição muito útil:
Não desista facilmente, os resultados chegam, mas só se você trabalha muito duro.
861b8c266ae701beac37c3c0d55af469
Depois desta longa experiência na Versace eu decidi fazer minha própria linha e começar a minha empresa.
Quando surgiu a marca Paula Cademartori?
Eu lancei a minha marca homônima em setembro de 2010 com a coleção Primavera / Verão 2011. Eu estreie nesse ano, em Paris, na Première Classe – Jardins Des Tuilleries – durante a Paris Fashion Week.
Qual é o público alvo das bolsas Paula Cademartori?
Para toda mulher que realmente sabe apreciar e distinguir alta qualidade, e a habilidade de fazer um acessório que dura muito tempo.
BG CARSS14 NA MC27

Existe todo um cuidado para a produção de cada peça, como fosse cada uma única. Como essa produção é feita?

Tudo começa com a pesquisa meticulosa de curtumes e couros que podem refletir a qualidade da marca. Isto é seguido por uma análise detalhada e o desenho da forma, na qual estou extremamente focada.

Em seguida, os modelos são desenvolvidos no tecido. Nesta fase, eu tento passar o máximo de tempo possível, trabalhando lado a lado com o modelo escolhido, e os verdadeiros artesãos do Made in Italy. É muito interessante observar e compreender a sua obra, feita de técnicas precisas, transmitida de geração em geração. É dentro deste contexto que os primeiros protótipos vêm à vida. É um processo muito longo, e eu tomo muito cuidado em segui-lo de perto, porque quando chegarmos ao produto final, eles devem estar impecáveis.

A marca, também, está se aventurando no ramo dos sapatos, é verdade? O que podemos esperar?

No momento, estou trabalhando bastante para expandir a minha rede de vendas, que é a coisa mais importante agora.
Então, sim, eu também estou pensando em estender meu alcance para incluir uma coleção de sapatos e joias, tudo inspirado pelos mesmos valores emblemáticos da coleção de bolsas: materiais exclusivos, excelência artesanal, design funcional e fascínio atemporal.

Nessa última coleção para o verão 2014, por que você escolheu os jardins de Villa Panza e as obras do artista Dan Flavin, como influência para criar as bolsas?

Eu sou uma pessoa muito curiosa, fascinada com as mais diversas áreas da criatividade, especialmente de arte e fotografia. Eu coleciono imagens de diferentes períodos de tempo, e guardo-as numa espécie de scrapbook.

Desta vez, a inspiração foi em Villa Panza e, especialmente, a partir da incrível coleção de arte contemporânea apresentada dentro do espaço. Eu, realmente, amei  ver as peças de Dan Flavine, o seu uso extraordinário de cores e luzes.

BG ANNSS14 FOLK MONUMENT BG FAYSS14 FOLK ITALIAN GARDEN BG DAISS14 FOLKBG ANNSS14 NA MC25

Existem planos para expandir a marca no Brasil? Alguma loja própria?

Absolutamente! Na verdade, vocês podem encontrar a minha coleção FW13/14 na loja Zeze Duarte localizada em Belo Horizonte, e a partir de fevereiro de 2014, a coleção Primavera / Verão 2014 estará igualmente disponível na loja Ana Paula, que fica em Brasília.

É isso, gente! Espero que tenham gostado da entrevista tanto quanto eu adorei!

E Paula, muito obrigada!!! Você é uma inspiração.

Buzzz Buzz BeePod

Imagem

3 pensamentos sobre “BeePod Blog entrevista a estilista Paula Cademartori

Deixe um comentário

